Maternidade-Escola (ME)

A Maternidade Escola da UFRJ foi fundada em 18 de janeiro de 1904 com o nome de Maternidade do Rio de Janeiro e sua finalidade principal era a de assistir às gestantes e às crianças recém-nascidas das classes menos favorecidas do nosso estado. Sua importância no ensino da Obstetrícia, no Brasil, foi base para a formação dos cursos de pós-graduação em níveis de mestrado e de doutorado. Atualmente, a Maternidade-Escola oferece assistência a gestantes e a recém-nascidos de alto risco. Dispõe de ambulatórios/pré-natal de baixo e alto risco, planejamento familiar, genética pré-natal, medicina fetal (com os mais modernos procedimentos propedêuticos e terapêuticos nesta área) e de follow-up para recém-nascidos prematuros, como, também, presta assistência e incentivo ao aleitamento materno, funcionando em regime interdisciplinar.
A Maternidade-Escola funciona 24 horas por dia e conta com um moderno Centro Obstétrico, UTI Neonatal, Banco de Leito Humano, Alojamento Conjunto e Enfermarias Mãe-Canguru, assim como serviços de apoio (laboratório de análises clínicas e de patologia). Vale salientar o seu pioneirismo na introdução dos métodos biofísicos na Obstetrícia do Brasil, como a ultra-sonografia e a doplerfluxometria.

 

Maiores Informações em: http://www.me.ufrj.br/

 

Ficha técnica:

Diretor: Joffre Amim Junior
Rua das Laranjeiras, 180 - Laranjeiras. Cep: 22.240-000.
Tel: (21) 2285-7935 
Fax: (21) 2205-9064
E-mail: matescarrobame.ufrj.br

Universidade Ferderal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ - Pólo Universitário de Macaé - Av. Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros - Macaé - RJ
CEP 27930-560 Tel.: (22) 2796-2500

UFRJ CH - Complexo Hospilar
Desenvolvido por: TIC/UFRJ