O complexo hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), formado por nove unidades, receberá, nas próximas semanas, um grande número de pacientes devido à pandemia causada pelo Coronavírus. Para contribuir com esses hospitais, a Fundação Coppetec criou um fundo destinado a arrecadar recursos e viabilizar ações que possam suprir as necessidades emergenciais dessas unidades.O complexo hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), formado por nove unidades, receberá, nas próximas semanas, um grande número de pacientes devido à pandemia causada pelo Coronavírus. Para contribuir com esses hospitais, a Fundação Coppetec criou um fundo destinado a arrecadar recursos e viabilizar ações que possam suprir as necessidades emergenciais dessas unidades.

Criado em 23 de março, o Fundo Coppetec já conseguiu arrecadar 657 mil reais com a contribuição de mais de 650 doadores, a maioria formada por pessoas físicas. Parte desses recursos já viabilizaram a compra de vários produtos e insumos necessários ao funcionamento das unidades.

“Mas para suprir as necessidades emergenciais dessas unidades será necessário sensibilizar muito mais pessoas para participarem dessa campanha. O tempo é um fator fundamental nesse contexto, cujo objetivo é salvar vidas”, ressaltou Fernando Peregrino, diretor da Fundação Coppetec.

O complexo hospitalar da UFRJ, que inclui o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), localizado na Ilha do Fundão, necessita, em tempo recorde, de apoio financeiro para expandir seu número de leitos, contratar profissionais de saúde em caráter temporário, além da aquisição de materiais de proteção e insumos para atender os pacientes. O HUCFF recebe, em média, 1100 pacientes por dia e realiza 500 cirurgias por mês, para as quais possui 12 salas. No entanto, para atender o número de pacientes suspeitos ou infectados pelo Coronavírus, a direção do hospital cedeu oito das doze salas para fazer suprir a demanda desses casos, reduzindo para quatro o número de salas disponíveis para cirurgias eletivas.

Segundo o professor Marcos Freire, diretor do HUCFF, até o momento o hospital tem atendido, diariamente, em média, 44 pessoas com sintomas da doença, sendo 40 funcionários da área de Saúde da UFRJ. O Hospital Universitário tem 280 leitos disponíveis, que segundo o professor, é um número aquém da demanda esperada para as próximas semanas.

“Estima-se que o pico da demanda ocorrerá em 15 dias, quando o vírus passará a atingir as classes menos favorecidas, justamente as que precisam dos hospitais públicos. Além da necessidade urgente de aumentar o número de leitos, outro ponto crítico é o nosso déficit de recursos humanos. Estamos avaliando a possibilidade de usar parte das doações do Fundo Coppetec para contratação temporária de pessoal como enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, administrativos e serviços gerais. Precisamos contratar, pelo menos, em torno de 500 profissionais", afirma o diretor do HUCFF, que também é membro do Comitê Gestor do Fundo Coppetec.

“O Fundo Coppetec também está disponível para projetos de solução tecnológica, relacionados ao Covid-19, que necessitem de recurso emergencial. Para isso, o coordenador do projeto precisa submeter o pedido", ressalta Fernando Peregrino.

"Essa campanha pode deixar um legado para os nossos hospitais que possibilitarão elevar a qualidade do nosso atendimento à população, após a pandemia", destacou o diretor Marcos Freire.

Participe da campanha e faça sua doação:

As doações deverão ser efetuadas, por meio de depósito bancário, em nome da Fundação Coppetec. Os dados para depósito são:

Agencia: 2234-9

Conta:55.620-3

CNPJ : 72.060.999/0001-75

Criada pela Coppe/UFRJ, a Fundação Coppetec gerencia projetos e recursos destinados a Ciência, Tecnologia e Inovação. A Fundação está publicando em seu site todas as doações recebidas, bem como onde foram aplicadas. Saiba mais no site http://www.coppetec.coppe.ufrj.br/site/transparencia/hospitais.php

Referência: https://coppe.ufrj.br/pt-br/planeta-coppe-noticias/noticias/fundo-coppetec-promove-campanha-de-doacoes-para-os-hospitais-da-ufrj

Data: 18/04/2020